fbpx

OS MECENAS

Na 42 o ensino é gratuito para todos os alunos, em qualquer um dos mais de 40 campus em todo o mundo.

Isto só é possível graças ao apoio de mecenas – corporativos e individuais – que decidem investir na educação, possibilitar um ensino de excelência  e criar oportunidades para todos os que querem desenvolver os seus talentos e aprender – independentemente da sua origem, recursos e percurso.

A 42 Porto é viabilizada por vários mecenas que reconhecem a importância de explorar novos modelos de educação, mais inclusiva, disruptiva e tecnológica. Como parceiros fundadores conta com a Critical Techworks e a SaltPay, e tem ainda o apoio de Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto.

Cada um destes donativos é um sinal de esperança e confiança na geração do futuro.

Sandra Santos
BA Glass

A BA tem vindo a procurar um projeto como a 42 há já alguns anos, onde a Educação se assume como uma forma de estar e viver. Acreditamos na inclusão social e educativa, e estamos verdadeiramente entusiasmados por podermos apoiar projetos que desenvolvam as competências do futuro.

Os desafios da indústria vão além do investimento em tecnologia e ferramentas. Implicam curiosidade e vontade em superar o que já sabemos e alcançámos até hoje. E é o que este projeto permite. Uma escola onde os alunos aprendem a aprender e a resolver problemas complexos, num ambiente verdadeiramente colaborativo.

Hoje confrontamo-nos com um enorme espectro de oportunidades, e a curiosidade potenciará a possibilidade de fazer a diferença. É com muito orgulho que fazemos parte das sementes lançadas pela 42, reforçando o nosso compromisso para com a educação dos jovens.

Ming C Hsu
Reformosa

O carácter de inovação e inclusividade do modelo de aprendizagem da 42, foi o principal motivo que me levou a decidir apoiar a 42 Lisboa.

Uma escola que promove o desenvolvimento de competências digitais e, mais importante ainda, competências humanas que serão essenciais no futuro próximo: criatividade, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipa.

Para além disso, a 42 oferece um modelo de educação alternativo para todos, independentemente dos seus recursos financeiros, passado académico ou experiência profissional.

É preciso promover a inovação para que se possa melhorar a qualidade de vida da população, e para isso, acredito que a sociedade precisa de um sistema de educação mais inclusivo e mais disruptivo.

Pedro Castro e Almeida
Santander Portugal

O Santander tem uma forte ligação às Universidades e ao Ensino Superior no mundo inteiro e também em Portugal, este é um dos pilares fundamentais na nossa responsabilidade social.

A 42 Lisboa tem três características que distinguem este projeto dos muitos outros que vamos seguindo: inovação, inclusão, e estar muito alinhado com as necessidade do mercado.

Inovação, porque o método de ensino é completamente diferente. Em termos de inclusão, porque dentro da nossa responsabilidade social temos uma grande preocupação com o elevador social e este projeto pode ser disruptivo nesse aspeto em Portugal e no mundo. E alinhado com o mercado, porque pode ser um acelerador de oportunidades para estudantes que ficam pelo 12º ano ou que vão para cursos para os quais não se sentem muito vocacionados.

O futuro poderá passar por aqui. Há uma procura enorme da parte das empresas, incluindo também do Banco Santander por pessoas com estas capacidades. Penso que vai ser um matching perfeito entre nós e a 42, e que nos poderá ajudar muito também no processo de reskilling dos nossos colaboradores.

José Cardoso Botelho
Vanguard Properties Portugal

Após breve conversa com o Pedro Santa Clara, em menos de trinta minutos, a Vanguard Properties decidiu aderir ao desafio lançado – ser cofundadora da 42 Lisboa. Duas caraterísticas catalisaram o nosso interesse: ser uma iniciativa de forte impacto económico e social e excecionalmente inovadora.

A Vanguard Properties tem a inovação no seu ADN e forte vontade de retribuir à sociedade, apoiando iniciativas que visem promover o desenvolvimento socioeconómico.

Num mundo cada vez mais digital, é essencial Portugal formar mais programadores de qualidade. O conceito de ensino a todos os níveis inovador, o rigor posto no projeto e os horizontes que abre aos formandos não podiam deixar-nos indiferentes. Para além de corporizar valores da Vanguard Properties como inovação e qualidade, a escola, em boa hora fundada por Xavier Niel em 2013, já comprovou o seu mérito por esse mundo fora.

Acreditamos que as empresas devem contribuir positivamente para o progresso e melhoria da qualidade de vida da comunidade onde se inserem e, por isso, apesar da nossa juventude, temos vindo a desenvolver um conjunto de ações de responsabilidade social coerente com esta visão.

A Vanguard Properties tem um imenso orgulho em ser parte deste extraordinário projeto e deseja a todos os envolvidos os maiores sucessos.

Rogério Campos Henriques
Fidelidade

Acreditamos que ao apoiar iniciativas como a 42 Lisboa, estamos a reforçar a nossa visão de apostar continuamente na inovação, mas também a estratégia de captar e reter novos talentos, mais especializados, mas também mais diversos  que consiga captar para a organização também pessoas que tenham feito um caminho académico alternativo.

Acreditamos que essa diversidade terá um papel muito relevante na transformação digital do Grupo nomeadamente na aceleração da automatização, robotização e digitalização.

Por outro lado, não o escondemos, queremos estar mais próximos dos programadores, para nos posicionarmos, cada vez mais, como uma das melhores employer brands na área da tecnologia.

José Oliveira
BI4ALL

Estamos muito entusiasmados com a parceria que estabelecemos com a prestigiada 42. Vivemos num mundo cada vez mais digital e tecnológico onde as organizações necessitam de contratar perfis especializados em tecnologias de inovação para se manterem inovadoras e competitivas.

Identificamo-nos totalmente com os valores da 42 Lisboa, pois para além de ter uma equipa super competente, abre as portas à formação de forma gratuita num modelo de aprendizagem totalmente inovador, flexível e disruptivo. A equipa da BI4ALL é o nosso elemento mais valioso e a nossa janela para o mundo. Valorizamos a excelência e apostamos no recrutamento dos melhores talentos e na sua formação contínua.

Por isso, é sem dúvida, um orgulho abraçar este projeto que acreditamos e sentimos que vai fazer a diferença na sociedade e nas empresas ao dar a oportunidade de desenvolver e fazer brilhar novos talentos!